1. Qual o diferencial do seu escritório hoje?
O mercado de contabilidade é caracterizado por uma alta concorrência. O grande número de contadores formados a cada semestre faz com que a oferta seja muito maior do que a procura por escritórios de contabilidade.
Dentro desse cenário permanecerão os profissionais ou escritórios que possuírem um diferencial nos seus serviços. Esse “algo a mais” pode ser:
a) Visitas presenciais periódicas aos clientes, o que transmite a estes a sensação de segurança na sua capacidade;
b) Atendimento personalizado. O cliente quer ter a ideia de que ele não é apenas mais um número no seu portfólio. Forneça sempre informações com riqueza de detalhes da situação contábil do cliente.
c) Feedback rápido. Atingir a excelência na velocidade e qualidade de informações é um dos pontos mais importantes para os clientes. Conseguir ter ambos ao mesmo tempo exige planejamento, mas não tenha dúvida de que isso é possível.
d) Uso de softwares dedicados. Trata-se de um pré-requisito para um bom contador. Sem ele você tenderá a perder o controle do volume de informações, além de ser mais lento no feedback com seus clientes.
2. Seu ambiente de trabalho é o seu cartão de visita
Seu espaço de trabalho é o seu cartão de visita. Não tenha dúvida de que seu cliente analisará, direta ou indiretamente, o nível do seu sucesso no mercado com base no que viu do seu escritório. Portanto, seu ambiente de trabalho tem que ser bem apresentado.
Isso não significa que você precise de um escritório de luxo ou investir todas as suas economias nele. Caso você esteja descapitalizado opte por receber seu cliente na empresa ou na casa dele
Atender clientes em suas empresas pode ser uma boa ideia especialmente porque você pode acabar despertando o interesse de outros funcionários dele em contratar seus serviços. Caso não seja possível, você pode marcar uma reunião com ele num café ou mesmo em um espaço de coworking. Em todas as hipóteses, passar uma boa primeira impressão é fundamental!
3. Esteja nas Redes sociais
As redes sociais são uma boa vitrine para os contadores também. Facebook e Twitter são exemplos. Numa pegada mais corporativa, você não pode abrir mão de utilizar o LinkedIn.
Criar postagens com conteúdo informativo é algo positivo. Tente escrever sobre os principais problemas contábeis enfrentados pelas empresas a partir de uma recente alteração provocada por uma norma da Receita Federal. Ou demonstre em um texto, via rede social, como o empresário pode melhorar sua rentabilidade através de um bom planejamento tributário. Produza conteúdo de relevância prática.
Tome cuidado também com as “métricas do ego”. O fato de você ter muitos seguidores não significa que você terá muitos clientes. É importante que grande parte de seus seguidores sejam clientes potenciais de fato e não apenas “números”. Observe se seus posts estão gerando de fato engajamento. Transformar curtidas em clientes é um ponto fundamental. Portanto, foque no resultado final e não apenas em números.
4. Desenvolva boas parcerias
É fundamental sempre manter um bom relacionamento com seus fornecedores. Eles podem lhe indicar bons clientes e você fornecer demandas para eles. Pode acontecer do cliente conhecer a mais tempo um fornecedor seu do que a você. Nesse caso, se você nutre uma boa relação com seu fornecedor, você pode ser o primeiro nome que vem a mente dele. Se você conhece um contador que reside em outra cidade, uma parceria pode ser proveitosa para os dois, na medida em que ele indica você para trabalhos na sua cidade e você indica ele para trabalhos na cidade dele. Unir forças pode ser uma boa saída. Ser leal aos seus parceiros é um princípio que lhe renderá muitos frutos no futuro. Desenvolver parcerias também é uma excelente maneira de conquistar novos clientes e manter os antigos. Parcerias para realização de um mesmo evento em duas cidades distintas, para exposição de marca em troca de apoio na divulgação de um evento. Enfim, são várias as possibilidades. Isso pode ajudar você a virar referência e ter autoridade em um determinado assunto. Ofereça algo de valor. Não foque apenas em pedir algo.
5. Participe de eventos não apenas como ouvinte
Participe de eventos de sua área de atuação não apenas como ouvinte, mas também como palestrante ou organizador. Você pode se oferecer para dar palestras sobre um nicho que você se sente mais confortável para falar. Cursos e Workshops gratuitos são um bom caminho para quem quer construir seu nome no mercado. Esteja sempre em público. Você deve fazer disso um compromisso permanente da sua agenda, e não algo esporádico.
É importante que você esteja também em eventos que não são da sua área. Sim, pois lá podem estar potenciais clientes seus. Então, participe também de eventos de advogados, médicos e empresários, para citar alguns exemplos. Contabilidade para escritórios de advocacia, clínicas médicas e empresas são um prato cheio para seu.
Fazer seus próprios eventos também é uma boa alternativa. Pode, inclusive, ser um Workshop online, transmitido pelo Instagram ou pelo Facebook. Você pode começar online e, assim que tiver formado sua base de ouvintes, fazer um evento presencial.
6. Invista em você!
Você será um estudante pelo resto da sua vida. Se você fará isso através dos caminhos acadêmicos ou será um autodidata, a opção é sua, mas parar de estudar não é uma opção viável no mercado de hoje.
O mercado atual espera contar com profissionais que busquem o autodesenvolvimento o tempo todo. Fazer uma Pós pode ser uma boa saída. Mas, não apenas para ter um certificado que ficará guardado na sua estante.
A escolha de um boa Pós-graduação deve ter por base 3 coisas: 1) professores que sejam formadores de opinião nos seus setores; 2) uma turma composta por profissionais que já atuem na área, permitindo um forte networking entre os alunos e 3) disciplinas alinhadas com a prática do mercado.
Você deve estar pensando: legal, mas isso só é possível para quem puder desembolsar grandes valores. Nada disso! Existem instituições de ensino que ofertam Pós-Graduações em Contabilidade nesse nível e com um justo custo-benefício, como o Instituto Navigare.
Sabe por que mais investir em si mesmo é importante? Veja a próxima dica!
7. Cultive sua rede de contatos profissionais (Networking)
O seu sucesso profissional está diretamente relacionado aos contatos que você cultiva ao longo da sua vida. Dessa forma, ter uma boa rede profissional de contatos tornou-se algo fundamental nas carreiras.
A aproximação com pessoas e a criação do seu círculo social é algo que pode se dar de várias formas: em um curso, na faculdade, no trabalho, na sua igreja etc.
Sua rede de contatos deve ser alimentada sempre, e não apenas quando você precisa de alguma coisa. Networking não é uma relação onde você só ganha. É uma relação de troca e, às vezes, você tem que dar o primeiro passo. Dificilmente você terá êxito se pensar em apenas ganhar. Ajudar pessoas é a melhor forma de começar.
Outro ponto de destaque é que a máxima “quem não é visto não é lembrado” vale muito. E uma das maneiras mais comuns de fazer isso é nas redes sociais. Mantenha suas redes atualizadas e publique suas participações nos eventos do setor. Ter um bom networking o ajudará a se manter na mente dos profissionais do setor quando surgirem novas oportunidades. Gostou do artigo? No blog da Navigare (link) você pode conferir muitos outros assuntos! siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidade!
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